O jazz e o Brasil de Darcy Ribeiro: considerações
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O jazz e o Brasil de Darcy Ribeiro: considerações


O jazz e o Brasil, mostrado e explicado por Darcy Ribeiro, possuem a marca de terem nascido pelo estranhamento, aproximação, imposição, alteridade e criatividade. Apesar de um ser uma nação, e o outro, um gênero musical, ambos denotam que esta idade contemporânea é marcada pela troca de influências culturais entre diversos povos. Povos que não vêem o espaço geográfico, as diferenças políticas, sociais e religiosas como barreiras, e que, principalmente buscam entender o seu próprio hibridismo para compreender sua identidade.

Identidade que no moderno é marcada por diversos povos que vivem pacificamente – ou não – em nações que desde o mundo moderno representam hibridismos culturais, conforme explica Stuart Hall:

A etnia é o termo que utlizamos para nos referirmos às características culturais-língua, religião, costume, tradições, sentimento de "lugar" - que são partilhadas por um povo. É tentador, portanto, tentar usar a etnia dessa forma "fundacional". Mas essa crença acaba no mundo moderno, por ser um mito. A Europa Ocidental não tem qualquer nação que seja composta de apenas um único povo, uma única cultura ou etnia. As nações modernas são, todas, híbridos culturais (HALL, 2006, p. 62).

Neste planeta, as trocas entre brancos, negros e indígenas foi possível, apesar de dor e dificuldades. Nele o jazz pôde se desenvolver e assimilar manifestações vindas de todos os continentes, e também, optar por não trazer a música indígena para dentro de si. E o Brasil, com sofrimento, dor, e criatividade mostrou superação, sempre tendo como alicerce suas três matrizes.

Referências bibliográficas:

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.



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