O jazz e o Brasil de Darcy Ribeiro: matriz indígena
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O jazz e o Brasil de Darcy Ribeiro: matriz indígena



A última matriz apresentada e discutida neste artigo é a indígena. Parcela da população brasileira que recebeu, provavelmente, uma maior atenção de Darcy Ribeiro em O Povo Brasileiro, em relação às outras duas anteriores. Na obra o antropólogo disserta sobre as diversas etnias que existiam antes da chegada do português, e a forma com que essa população foi sendo mesclada e reduzida pelas mãos dos europeus.

Já a influência indígena - ao contrário do que é apresentada no Brasil por Ribeiro - no jazz é praticamente nula, conforme diz Eric Hobsbawm:

O jazz surgiu no ponto de intersecção de três tradições culturais européias: a espanhola, a francesa e a anglo-saxã. Cada uma delas produziu um tipo de fusão musical afro-americana característica: a latino-americana, a caribenha e a francesa (como a da Martinica), e várias formas de música afro-anglo-saxã, das quais, para as nossas finalidades, as mais importantes são as canções gospel e os country blues. (No continente norte-americano podemos provavelmente deixar de lado a influência dos peles vermelhas) (HOBSBAWM, 1989, p. 61).

Composta por etnias como os apaches, iroqueses, moicanos, creeks e hurons, a população índingena norte-americana igual à brasileira diminuiu ao longo dos tempos, fruto do domínio branco no norte do continente americano. Mas além dos grandes grupos indígenas citados havia uma etnia menor chamada de choctaw, que eram os índios que viviam no sudeste dos Estados Unidos, o que inclui o estado da Louisiana e a cidade de Nova Orleans. Porém, com a chegada dos franceses e espanhóis, o povo choctaw migrou para oeste, mais precisamente para o estado de Oklahoma. Atualmente vivem cerca de 160 mil choctaws no território norte-americano.

Como o exílio aconteceu antes do ínicio do século XX, a presença indígena na cidade de Nova Orleans na época do surgimento do jazz é baixa. Ou seja, o jazz não recebeu em seu nascimento influência indígena, como também o blues e o gospel, gêneros originários através da influência negra/africana e branca/européia. Por sua vez, a cultura indígena brasileira participou e participa na construção da identidade brasileira, seja através dos nomes de cidades, pelas palavras “abrigadas” pela língua portuguesa, e até pelos elementos carnavalescos. Conclui-se que o Brasil, em relação ao jazz, absorveu uma maior gama de elementos indígenas oriundos de diversas tribos, como os tupis e os guaranis.

Com isso, a afirmação de que a influência dos “peles vermelhas” no Brasil é superior do que aquele vista em relação à Nova Orleans, e conseqüentemente ao jazz, seja inegável. A pesquisa bibliográfica em publicações sobre jazz não mencionam nenhuma ligação deste gênero musical com as populações ameríndias - a única menção feita a essas populações é feita por Hobsbawm, no início deste capítulo. Evidencia-se, portanto, que o jazz nasceu a partir de elementos de dois grandes grupos (brancos e negros), e de que a cultura brasileira teve como contribuição as características, os elementos e os aspectos de três grupos (brancos, indígenas e negros).

Referências bibliográficas:

HOBSBAWM, Eric. História Social do Jazz. Trad. Angela Noronha. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.



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